Quando, alguma vez, a liberdade irrompe numa alma humana,
Os deuses deixam de poder seja o que for contra esse homem.
Jean Paul Sartre

A liberdade individual, compromisso para a vida, manifesta-se em relações internas ao próprio sujeito, assim como em redes de relações que se atualizam no coletivo. Os contextos sociais, próximos e alargados, que asseguram à vida psíquica as condições da sua existência, propõem continentes e caminhos que nos podem subjetivar ou assujeitar, ligar-nos à vida ou à morte, ao medo ou à liberdade.

A ética da psicanálise é a afirmação da liberdade e da singularidade e o questionamento em que essa liberdade nos implica, procurando libertar o homem do destino trágico da compulsão à repetição, através da criação de um espaço de experiência da verdade de si mesmo e de um maior conhecimento das amarras interiores, criando ou reencontrando um espaço de emancipação e de liberdade criativa que permita vencer o medo e arriscar abrir-se a novas experiências de vida.

O XXVII COLÓQUIO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSICANÁLISE propõe-se aprofundar, em diálogo com diferentes áreas do conhecimento e da cultura, os caminhos da liberdade no espaço interno e no espaço social.