Os Pássaros. Hitchcock: um discípulo de Freud. 

A CINEMATECA em colaboração com a SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSICANÁLISE, no âmbito do seu XXVII COLÓQUIO sobre “A LIBERDADE E O MEDO”, que se realizará nos dias 15 e 16 de Abril de 2016 no Auditório da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, reapresenta OS PÁSSAROS, um filme fundamental de Hitchcock. Obra clássica do cinema, pode ser vista como metáfora psíquica do medo, algo que invade o sujeito trágico que se sabe desconhecido de si mesmo. É pois uma obra psicanalítica por excelência. Num mundo precário, onde as tempestades de Turner invadem o quotidiano retirando o narcisismo de vida à nossa existência, este filme é também de uma profunda atualidade política. 

Após a apresentação, decorrerá uma conversa sobre o Medo, a Liberdade, o Medo da Liberdade, e a Psicanálise com João Lopes (critico de cinema) Manuela Harthley (psicanalista) e Vasco Santos (psicanalista).

NOTA
Os inscritos no Colóquio terão entrada gratuita, mediante a apresentação na Bilheteira da Cinemateca do comprovativo de inscrição, que deverá ser pedido ao Secretariado da SPP, através do correio eletrónico: sppsicanalise2013@gmail.com